P&D

PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

O Programa Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica – P&D, da ANEEL, foi criado para garantir a alocação adequada de recursos humanos e financeiros em projetos que demonstrem originalidade, inovação, aplicabilidade, relevância e viabilidade econômica de produtos e serviços. Com isso, é possível o desenvolvimento de aplicações que acarretam na criação de equipamentos e processos novos ou tecnologicamente aprimorados que contribuam para a segurança do fornecimento de energia elétrica, a modicidade tarifária, a diminuição do impacto ambiental do setor e da dependência tecnológica do país.

Por Lei, todas as empresas de geração transmissão e distribuição de energia elétrica devem aplicar anualmente um percentual mínimo de sua receita operacional líquida neste Programa de P&D.

A ANEEL regulamenta o investimento no programa, acompanha a execução dos projetos e avalia seus resultados, em conformidade com as diretrizes e orientações contidas em seu Manual de Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor de Energia Elétrica.

A POWERCONSULT, sintonizada com as necessidades do Setor, desenvolve Projetos de P&D em diversas áreas, dentre as quais:

– Desenvolvimento de Novas Técnicas de Estudo e Análises do Sistema de Potência

– Desenvolvimento de Novas Técnicas de Estudo e Análises para Sistemas de Distribuição

– Desenvolvimento de Novas Técnicas de Estudo e Análises relacionadas com o Planejamento da Expansão

– Desenvolvimento nas Áreas de Regulação, Tarifas e Meio Ambiente

Os projetos da POWERCONSULT que estão em andamento ou já foram finalizados na área de Pesquisa e Desenvolvimento estão listados a seguir. Esses projetos foram realizados por instituições renomadas de diversos estados do Brasil, buscando atender demandas ainda não solucionadas para melhoria constante do serviço de transmissão de energia elétrica.

 

– Projetos em parceria com a COPPE e com a STATE GRID (Empresa contratante)

– Pesquisa sobre o impacto das conexões de geração eólica e solar em larga escala à Rede Nacional de Energia Elétrica (SIN). Em andamento

– Investigação do impacto de elos de CCUAT no sistema interligado nacional (SIN) e investigação de compensador estático síncrono (STATCOM) para controle de tensão e melhoria de estabilidade do sistema. Em andamento.

– Projetos em parceria com a UFF e com a STATE GRID (Empresa contratante)

–  Conversores VSC para transmissão HVDC usando linhas aéreas. Em andamento.

– Projetos em parceria com a PUC – RJ, e com a LIGHT (Empresa contratante)

–         Previsão de Mercado por Região de Planejamento. ANEEL/LIGHT/PUC – RJ – Projeto 068/2002. Área de Mercado e Distribuição. Concluído

–         Determinação da Qualidade de Fornecimento de Energia em Geração Distribuída. ANEEL/LIGHT/PUC – RJ – Projeto 065/ 2002. Área de Geração e Qualidade. Concluído.

–         Desenvolvimento de Ferramentas para Avaliação da Penetração da Geração Distribuída no Mercado de Energia Elétrica. ANEEL/LIGHT/PUC – RJ – Projeto 078/ 2002. Área de Geração e Mercado. Concluído.

–         Estudo e Desenvolvimento de Sistema Integrado de Informação dos Grandes Clientes. ANEEL/LIGHT-PUC – RJ – Projeto 018/2003. Área Comercial. Concluído. .

–         Custos Marginais de Desenvolvimento de Redes Integrados aos Sistemas de Gestão Empresarial. ANEEL/PUC – RJ/UFF – Projeto 004/2005. Áreas de Regulação e Tarifas. Concluído.

–         Elaboração de Ferramenta Computacional para Estimar Consumo e Potencial de Conservação de Energia Elétrica em Comunidades de Baixo Poder Aquisitivo. ANEEL/LIGHT/PUC – RJ/COPPE-UFF. Ciclo 2006/2007. Projeto 015/2006. Áreas de Mercado, Eficiência Energética, Perdas e Técnicas de Pesquisas Sócio-Econômicas. Concluído.

–         Desenvolvimento de uma Ferramenta para Estimação e Monitoramento da Satisfação dos Consumidores Residenciais da LIGHT. ANEEL/LIGHT/PUC – RJ – Projeto 013/2006. Concluído.

–         Metodologia de Enquadramento na Subclasse Baixa Renda. ANEEL/LIGHT/PUC – RJ – Projeto 030/2007. Ciclo2007/2008. Concluído.

–         Desenvolvimento de Ferramentas para Avaliação da Satisfação do Cliente e das Relações Renda Versus Satisfação Versus Consumo. ANEEL/LIGHT/PUC – RJ – Projeto 009/2007. Concluído.

–         Determinação de Fatores de Carga e Demandas Típicos por Atividades. ANEEL/LIGHT/UFF/PUC – RJ – Projeto 018/2007. Concluído.

–         Dimensionamento da Demanda de Energia em Novas Instalações Consumidoras Industriais. ANEEL/LIGHT/UFF/PUC – RJ – Projeto 020/2007. Concluído.

–         Metodologia e Programa Computacional para Determinação da Eficiência de Ações de Comunicação e Marketing em Indicadores de Satisfação. ANEEL/LIGHT/PUC – RJ – Projeto 009/2007. Concluído.

–       Valoração de Projetos Sócio-Culturais. ANEEL/LIGHT/PUC – RJ/AIRES – Projeto 053/2010. Concluído.

 

– Projetos em parceria com a PUC – RJ, e com a AMPLA (Empresa contratante)

–         Desenvolvimento de Novo Modelo de Tarifa Diferenciada para Clientes BT com Medição Continuada. ANEEL/AMPLA/PUC – RJ. Áreas de Regulação, Tarifas e Perdas. Ciclo 2006/2007. Concluído.

–         Avaliação do Impacto da Implementação de um Novo Conceito de Relacionamento com o Cliente Ampla (Guardiões). ANEEL/AMPLA/PUC – RJ. Áreas de Marketing e Perdas. Ciclo 2006/2007. Concluído.

–         Metodologia para o Estabelecimento da Correlação Consumo de Energia & Renda Familiar, Visando Estabelecer a Capacidade de Pagamento dos Consumidores Residenciais BT. ANEEL/AMPLA/PUC – RJ. Ciclo 2007/2008. Concluído.

–        Metodologia Integrada para Análise Mercadológica e Desenvolvimento de Procedimentos Comerciais ANEEL/AMPLA/PUC – RJ. Ciclo 2007/2008 ANEEL/AMPLA/PUC – RJ. Concluído.

 

– Projetos em parceria com a PUC – RJ, e com a ELEKTRO (Empresa contratante)

–         Desenvolvimento de Sistema para Detecção de Perdas Comerciais em Redes de Distribuição. ANEEL/ELEKTRO-PUC – RJ. Áreas: Comercial, Distribuição e Perdas. Ciclo 2003. Concluído.

–         Estudos e Impactos Técnicos e Econômicos das curvas de carga e hábitos de consumo dos clientes da ELEKTRO. Áreas de Mercado, Eficiência Energética, Perdas, Técnicas de análise de correspondências. Ciclo 2006/2007. Concluído.

–         Desenvolvimento de Padrões Típicos de Fatores de Carga (Fc) e Fatores de Demanda (Fd) da Elektro, Utilizando Técnicas Estatísticas e de Inteligência Computacional, e Pesquisa de Mercado e Medições.  ANEEL/ELEKTRO/PUC – RJ. Ciclo 2007/2008. Concluído.

 

– Projetos em parceria com a UFF e com a LIGHT (Empresa contratante)

–       Modelagem das Cargas do Sistema LIGHT para Variações Dinâmicas de Tensão. ANEEL/LIGHT/UFF. Ciclo 2005/2006. Área de Sistema de Potência. Concluído.

–       Determinação de Limites de Carregamento de Transformadores Levando em Conta Modelos Termodinâmicos e Análise Tridimensional (3D). ANEEL/LIGHT/UFF/COGNITOR – Projeto P&D-19/2007. Concluído.

–         Novas tecnologias para Modelagem da Iluminação do Mobiliário Urbano. ANEEL/AMPLA/UFF/AIRES – Projeto P&D-28/2008. Concluído.

–       Tecnologia USTDR (UltraSonic Time-Domain Reflectometer) para Detecção e Localização de Vazamento de Óleo isolante em Linhas Subterrâneas de 138 kV. ANEEL/LIGHT/UFF/ AIRES – Projeto P&D A2.2. Ciclo 2010. Concluído.

–       Determinação de Limites de Carregamento de Transformadores Levando em Conta Modelos Termodinâmicos e Análise Tridimensional (3D). Projeto de Continuação iniciado em 2018. ANEEL/LIGHT/UFF/AIRES/COGNITOR – Projeto P&D-106/2018. Em andamento.

 

– Projetos em parceria com a UFRJ e com a LIGHT (Empresa contratante)

–    Avaliação e Definição de Requisitos de Plantas de Geração Distribuída Interligadas à Rede Elétrica Através de Inversores de Tensão. ANEEL/LIGHT/UFRJ/RECRIAR. Ciclo 2011. Concluído.

 

– Projetos em parceria com o CEPEL e com a LIGHT (Empresa contratante)

–       Desenvolvimento de Novos Modelos de Confiabilidade de Subestações Aplicados ao Processo de Priorização de Obras. ANEEL/LIGHT/CEPEL/AIRES. Ciclo 2008.Concluído.

 

–  Outras Parcerias

–         Desenvolvimento de Metodologias e Sistema para Estratégias de Investimento em Energia. ANEEL/MPX-PUC – RJ, Ciclo 2003. Concluído

–         Tarifas de Uso dos Sistemas de Distribuição para Unidades Geradoras ANEEL/LIGHT/PSR. Áreas de Regulação e Tarifas. Ciclo 2005. Concluído.

–        Avaliação e Definição de Requisitos de Plantas de Geração Distribuída Interligadas à Rede Elétrica Através de Inversores de Tensão. ANEEL/LIGHT/UFRJ/RECRIAR. Ciclo 2011. Concluído

–         Desenvolvimento de Novos Modelos de Confiabilidade de Subestações Aplicados ao Processo de Priorização de Obras, ANEEL/LIGHT/CEPEL/AIRES – Projeto 012/2009. Concluído.

pt_BR